Plantão
Saúde

Campanha de vacinação antirrábica começa no dia 05 de Agosto em Araguari

Publicado dia 20/07/2017 às 13h39min | Atualizado dia 24/07/2017 às 12h45min
Campanha será realizada em quatro etapas

Por Richard Ribeiro Foto:Divulgação/ASCOM Araguari

A Prefeitura de Araguari divulgou as datas para vacinação contra raiva animal. A campanha organizada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Araguari, começa no dia 05 de Agosto, com doses destinadas à cães e gatos de três meses de vida.

A doença que atinge os animais pode haver um perigo real de contágio em seres humanos, tendo em vista que os maiores transmissõres são animais silvestres como, morcegos, gambás, macacos, entre outros, que contaminam cachorros, gatos e o próprio ser humano, de forma acidental. O contágio é feito por meio de “troca” de secreções, pelo contato sanguíneo, ou mordida.

 

“No caso da raiva canina, esta tem alguns tipos e fases, sendo incurável. Somente a vacinação prévia pode evitar a proliferação da doença. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de agressividade do animal contaminado, salivação excessiva e paralisia, além de mudança de comportamento, tornando o animal mais quieto, cansado e bravo, que se “esconde” em locais escuros, além de ficarem agitados. Esta fase inicial tem duração aproximada de um a três dias, e os sintomas, após o período de incubação, pode variar de três a seis semanas”, explicou Maria Lúcia C. N. Hirono – Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde.

Portanto a imunização dos animais é essencial para a saúde pública.

A vacinação vai ser realizada em quatro etapas; dia 05, 12, 19 de agosto e 02 de setembro, das 08 às 17 horas.

Basta comparecer com o seu animal de estimação nos pontos mais próximos a sua residência.

tabela

Fale Conosco

Avenida Bahia nº:720 Araguari / MG
(34) 3241-3131 | (34) 3241-3131 |
contato@radioplanaltoaraguari.com.br