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Moradores de Araguari reclamam de cobranças indevidas nas contas de água, e SAE explica sobre esses valores

Publicado dia 12/09/2017 às 19h28min | Atualizado dia 19/09/2017 às 16h09min
De acordo com a SAE a mudança do sistema que expede as contas foi a causa do problema que já foi normalizado

Por Richard Ribeiro Foto: ASCOM - Secretaria de Gabinete

  Nos últimos dias a Rádio Planalto recebeu denúncias de cobranças indevidas nas contas de água dos moradores de Araguari. Os fatos começaram a ser relatados no início do mês, onde várias contas tiveram aumentos de até 100%. A conta do senhor Antônio do bairro Maria Eugênia o mês passado veio no valor de 34 reais más, quando ele recebeu a conta esse mês ficou surpreso com o valor que passou de R$150,00 reais.

“A conta veio mais cara e nós ficamos vários dias sem água e agora veio mais cara” finalizou ele

Outro caso também foi de um morador do bairro aeroporto que a conta no valor de R$25,00 reais passou para mais de três mil reais. João também morador do bairro aeroporto percebeu o aumento em sua conta e foi até a Superintendência de Água e Esgoto (SAE), e a mesma foi analisada e impresso um novo boleto com um valor menor do que o que estava.

Um dos apresentadores do Programa Tempero da Notícia da rádio Planalto, Wilson Prado viveu essa infeliz situação, onde sua conta veio com cobranças indevidas, entretanto, imediatamente ele direcionou-se até a SAE, e foi informado que realmente sua conta estava errada más, que a SAE iria emitir outra e entrega-la em seu endereço.

Em nota publicada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araguari, a Superintendência de Água e Esgoto (SAE), informou que realmente algumas contas estão erradas, o motivo é a troca do sistema que faz a expedição das mesmas pois, o atual estava em funcionamento há mais de 20 anos e precisou ser trocado.

A SAE utilizava um sistema há mais de 20 anos para a expedição das contas de água. Este sistema, além de se encontrar obsoleto, exigia muita intervenção manual para o seu perfeito funcionamento. E é muito alto o seu custo para adequação às leis de transparência e aos serviços necessários, como 2º via pela internet”, destacou o Superintendente.

De acordo com informações da SAE, o novo sistema da Horus Soluções Integradas, além de ser altamente seguro, o que garantirá uma maior consistência das informações ao consumidor, possui elevado nível de automação, diminuindo consideravelmente a possibilidade de falha humana.

A SAE, informou também que mesmo com toda priorização e agilidade aplicadas para implantar modernização, alguns percalços impediram de fazer uma migração tranquila.

O Superintende da SAE informou que os consumidores que tiverem um aumento significativo em suas contas dirigem-se até a SAE.

“Pedimos aos consumidores que só procurem a SAE caso haja uma diferença significativa no valor da fatura. Devido ao problema no servidor de banco de dados, as contas de agosto/2017 foram calculadas com base nas médias. Como toda média não reflete o consumo exato, haverá saldos e créditos que serão ajustados nas próximas contas. Asseguramos que, a partir do próximo mês, os valores cobrados estarão de acordo com o consumo real, pois tanto a leitura anterior como a atual serão feitas na nova sistemática”, frisou André Reis. 

 

A SAE está localizada na Avenida Hugo Alessi, número 50 no Bairro Industrial.

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